BLOG

#Decodificando – Entre razões x emoções, a saída é…

A pesquisa em finanças comportamentais nos leva a refletir sobre por que alguns investidores são tão bem-sucedidos em operações financeiras e outros não. Uma das possíveis respostas se encontra “nos vieses comportamentais” que inconscientemente influenciam as decisões dos investidores, levando-os a agir de acordo com as emoções.

O que são vieses comportamentais?
Também conhecidos como atalhos mentais, os vieses comportamentais são responsáveis por julgamentos precoces e mal-entendidos em diversas situações. Normalmente, o cérebro simplifica a avaliação das informações para tomar decisões que exigem menos esforço. Dessa forma, uma pessoa atraída por um viés comportamental não segue mais ações baseadas em fato ou razão, baseadas em emoção ou impulso.

O viés comportamental pode ser encontrado em muitas situações, como ser atingido por certas histórias ou coincidências cotidianas. Existem algumas armadilhas nesses gatilhos psicológicos, portanto decisões precipitadas e erradas podem ser tomadas. No mundo dos investimentos, os vieses comportamentais podem impedir que as pessoas ganhem mais dinheiro não encerrando uma posição em determinada ação por apego emocional, por exemplo. Existem inúmeros tipos de vieses e é praticamente impossível citar todos eles, segue abaixo um dos meus favoritos, o viés da confiança:

Investidores mais experientes e com conhecimento sobre o mercado financeiro tendem a se sentir mais confiantes, mas junto com esse sentimento geralmente vem a euforia. Existem ocasiões em que estes investidores superestimam suas próprias habilidades e passam a não dimensionar os riscos existentes.

O excesso de confiança é um viés comportamental que impossibilita a reflexão das decisões e o aperfeiçoamento das escolhas. O primeiro passo para evitar o excesso de confiança é assumir sua existência e, consciente dos riscos do mercado financeiro e da própria limitação humana, aliar-se às estratégias de proteção da carteira.

Como a tecnologia pode ajudar a lidar com vieses comportamentais no investimento?
A tecnologia é uma das ferramentas que blinda vieses comportamentais e coloca os investidores em uma posição estratégica. Usando soluções algorítmicas, é possível definir margens de perda, entradas e saídas automáticas e cenários preditivos. E assim, as emoções são cada vez mais deixadas de lado. A pesquisa contínua de novas ferramentas, indicadores e análises de mercado também aumenta a habilidade de investir de forma mais decisiva usando a tecnologia a seu favor.

Para eliminar nossas emoções da jogada, precisamos de alguém com experiência em ciclos econômicos e capacitado tecnicamente para te ajudar, chame seu assessor!

Matheus Lourenço – Assessor de Investimentos

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC)

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!