BLOG

#Decodificando – Diferenças de gestão ativa e passiva

Ao investir seu dinheiro em fundos de investimento, você pode se deparar com uma importante dúvida: é melhor entrar em um fundo com estratégia de gestão ativa ou passiva? A diferença entre esses dois estilos de gestão é fundamental, mas tem grande impacto na rentabilidade de um fundo. Portanto, não basta simplesmente escolher os investimentos com os maiores retornos. Você tem que entender como funciona. A partir daí, ficará mais fácil determinar o nível de risco do investimento e se ele realmente oferece algo condizente com aquele risco. Mas, você deve estar se perguntando: como saber qual o melhor tipo de gestão para o meu perfil? Quais são as características de cada um?

O que é “benchmark”
Nos mercado financeiro, “benchmark” corresponde a um parâmetro de referência utilizado para avaliar o desempenho de um ativo ou fundo de investimento. Assim, por meio desse critério, é possível analisar o desempenho e a rentabilidade dos investimentos definidos por indicadores como IPCA ou Selic. Esse índice de referência permite que investidores, pessoas físicas ou jurídicas avaliem se suas práticas e estratégias financeiras estão devidamente orientadas. A partir disso, é possível manter a mesma direção ou traçar uma nova rota. Além disso, permite comparações entre diferentes aplicativos para ver qual é o mais benéfico.

Gestão Ativa
A maioria dos fundos disponíveis no mercado conta com gestão ativa. Em resumo, um fundo de gestão ativa é aquele em que o gestor tem liberdade para analisar e selecionar os ativos que farão parte da carteira do fundo. Portanto, o objetivo é alcançar um desempenho acima do benchmark. Assim, em um fundo de gestão ativa, o gestor analisa o mercado em busca de oportunidades de investimento que tragam altos retornos para o fundo. Um exemplo típico de um fundo gerido ativamente é um fundo multimercado. Esses fundos investem simultaneamente em diferentes tipos de ativos, como ações, taxas de juros e câmbio. Os fundos de ações também são principalmente fundos geridos ativamente.

Gestão Passiva
A gestão passiva visa replicar o desempenho do benchmark
. Assim, o objetivo é acompanhar os movimentos do benchmark, não encontrar oportunidades de gerar retornos elevados. Os fundos negociados em bolsa (ETFs) são um exemplo de investimentos gerenciados passivamente.

Matheus Lourenço – Assessor de Investimentos

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC)

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!

Abrir bate-papo
Posso ajudar?
Escanear o código
Transforme Seus Sonhos em Metas! Clique aqui e comece a investir com inteligência