BLOG

#ColunaDiquinta – Começamos bem…sqn!

As primeiras duas semanas do ano começaram bem e então veio a surpresa. Até hoje o índice SP500 está em alta de 2,74%; Ibov em alta de 4,94%; Dólar caindo -1,40% e Bitcoin subindo 25%. Porém, tivemos o evento das Lojas Americanas (AMER3) que bagunçou com todo mercado. O rombo no caixa da empresa foi tão grande que mexeu de forma preocupante no mercado de renda fixa. Fundos com liquidez diária, de crédito privado, acabaram cotizando de forma negativa no início desse ano.

Mas toda essa bagunça deve ser passageira, a marcação a mercado desses fundos deve sofrer um efeito rebote, compensando essas perdas, assim como vimos acontecer em março de 2020 quando estourou a crise sanitária.

O BTG Pactual conseguiu na justiça o direito de bloquear 1,2 bilhões que o banco tem em custodia de ativos da Americanas. O Banco Bradesco também reteve 450 milhões do caixa da companhia. Com essa tendencia de recursos bloqueados ganhando força, a possibilidade de uma recuperação judicial vem se aproximando.

Diversos fundos de renda fixa que possuem crédito privado em suas carteiras sofrem com essa marcação a mercado no curto prazo. Fundos usados como reserva de emergências como Nu Reserva caíram -0,31%; Itaú Privilege DI caiu -0,20%. Já fundos que não possuem crédito privado como Vinland Renda Fixa Ativo subiu 0,67% (120% CDI).

Mas fiquem tranquilos, não há com que se preocupar agora, a não ser que você seja um acionista da Americanas. Já que o preço do ativo foi de R$ 12,00 para R$ 1,46. Se esse for o caso, só tenho uma coisa para te falar…boa sorte!

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC)

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 96098 – 1977