O comércio varejista brasileiro deverá vender R$ 2,49 bilhões para a Páscoa deste ano, um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação. O resultado ficará, entretanto, 2,7% abaixo do registrado em 2019, que atingiu R$ 2,56 bilhões. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo.
A Páscoa é uma celebração popular que ocorre mundialmente entre o final de março e início de abril. A data é marcada por simbolismos antigos, como o coelho e os ovos de Páscoa, que representam a renovação e o renascimento da natureza.
Além do seu significado cultural, a Páscoa é uma data importante para a indústria alimentícia e comércio varejista, movimentando a economia com a produção e venda de ovos de Páscoa, chocolates, bacalhau, cordeiro, lembranças temáticas e presentes para amigos e familiares.
Por fim, a Páscoa é uma data de união e celebração social, em que muitas pessoas se reúnem para compartilhar refeições e afetos, reencontrar pessoas queridas e fortalecer laços de amizade.
“Que o verdadeiro sentido da Páscoa se faça presente em todos os momentos desse dia, e de todos os outros da sua vida.” – Edna Frigato
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
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Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil