Nos últimos meses muito tem se falado sobre os problemas de gastos governamentais. Com o arcabouço fiscal divulgado, as atenções têm sido direcionadas para a forma que ele conseguirá aumentar a arrecadação para cumprir o planejamento divulgado no arcabouço, o que gerou um receio de como o governo aumentará essa arrecadação. Nesse ponto, muitos começaram a comentar, muitas vezes sem saber sobre, da Curva de Laffer. Vou te explicar sobre essa curva…
Em linhas gerais, a Curva de Laffer é uma representação gráfica de quanto se terá de receita através dos impostos, caso ocorra um aumento ou redução da carga tributária. A curva é utilizada para se ter maior efetividade na tributação.
Geralmente, as pessoas pensam que se aumentar a tributação, aumenta-se a receita gerada para o governo, porém isso não é verdade. A depender de quanto temos de carga tributária atualmente, ao se aumentar a carga tributária, se diminuirá o quanto é gerado, e não se aumentará. Isso ocorre pois os impostos são um ônus para quem é tributado, e a depender de quanto se é tributado, o ônus pode ser tão grande que se torna inviável a atividade que geraria o recurso para ser tributado.
Vamos a um exemplo: Suponha que você tem uma empresa; você contrata funcionários, arrisca seu dinheiro e gera receita através da sua atividade. Caso a carga tributária seja muito elevada, seu ganho com sua atividade pode ficar tão espremida que não se gera ganhos suficientes nem para pagar seus funcionários, o que tornaria a atividade inviável. Nesse exemplo, a empresa deixará de existir e o governo perderá a receita que seria gerada pela tributação dessa empresa.
O mesmo paralelo pode ser feito para o imposto de renda. Caso você seja tributado de forma a espremer em demasia, você pode não conseguir ter renda suficiente para compensar o suor gasto em seu trabalho hercúleo.
Atualmente, o governo afirma que estamos na parte da curva em que se pode aumentar os impostos e ainda aumentar a arrecadação. Porém, existem economistas, os quais concordo, que já estão afirmando que dado aos níveis atuais brasileiros, já estamos próximos do ponto máximo ou até mesmo já o ultrapassamos, fazendo com que o aumento se converta em menos arrecadação e não um aumento como é esperado.
Espero que eu tenha ajudado você a compreender o cenário. Para conseguir acompanhar melhor as principais notícias do mercado e ter a ciência do “andar” dos planos do governo, acompanhe a Diagrama nas redes sociais.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 11 – São Caetano do Sul XP (ABC)
Imagem: Istock photo