BLOG

Carteira Administrada x Carteira Automatizada: como funcionam e qual a diferença entre elas?

Por: Rafaela Carrilho
02/2024

Diversificação

Diversificar a carteira de investimentos é uma estratégia fundamental para qualquer investidor, seja ele iniciante ou experiente. A escolha de ativos variados no portfólio, de diferentes tipos e prazos, minimiza riscos associados às oscilações do mercado e pode ainda aumentar o retorno das aplicações. A carteira de ativos deve atender a critérios como perfil, objetivos e momento de vida do investidor.

As opções de investimento são numerosas e, muitas vezes, o investidor tem pouco tempo disponível para estar a par de todas as notícias do mercado financeiro e aproveitar as melhores oportunidades. Neste cenário, ferramentas como a carteira administrada e a carteira automatizada podem ser boas opções para administrar os investimentos.

Você sabe como elas funcionam e qual a diferença entre elas? Veja abaixo:

O que é uma carteira administrada?

Carteira administrada é um serviço de gestão de investimentos e recursos oferecido por instituições financeiras especializadas, com grande expertise no mercado financeiro. Neste modelo, uma equipe de especialistas da instituição escolhida é quem traça a melhor estratégia para proteger e rentabilizar os ativos do investidor.

Para balancear a proporção entre as classes de ativos (renda variável, ações, renda fixa, entre outros), são levados em conta o perfil de investimento, os objetivos, o prazo e a quantia que se pretende investir por mês. A equipe de especialistas analisa constantemente o mercado para identificar as melhores estratégias de investimento e opções para sua carteira administrada.

O que é uma carteira automatizada?

As carteiras automatizadas são ferramentas que combinam recomendações de investimentos especializados e algoritmos para gerir a carteira do investidor, visando também aumentar a rentabilidade e proteger o patrimônio.

Assim como a carteira administrada, é uma solução que leva em consideração a complexidade do mercado financeiro e a demanda por serviços personalizados. No modelo da carteira automatizada, a partir de informações fornecidas pelo investidor, a ferramenta sugere uma carteira de investimentos diversificada para atender aos seus objetivos.

Os algoritmos são usados não apenas para selecionar os melhores ativos de acordo com o perfil do investidor, mas também para otimizar os investimentos, rebalancear a carteira e melhorar sua rentabilidade. A ferramenta faz a análise em tempo real da performance da carteira, podendo tomar decisões de forma imediata.

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!