NOTÍCIAS

#Cafénomia – Longo Prazo

Uma coisa é certa, quem investe ou não já deve ter ouvido falar em projetos e investimentos de longo prazo. Seja por conta do vencimento do ativo, seja por conta da maturação do projeto. Investimentos de longo prazo são necessários e incentivados, muitas vezes geram os melhores retornos. Normalmente, se reúne as informações e projeções para o futuro e caso o investimento valha a pena, se é investido na ideia. Mas e quando o investimento de longo prazo não dá certo?

Uma frase muito conhecida é que “o longo prazo é formado de diversos pequenos prazos e o mundo sofre mudanças ao longo do tempo”. Projeções mudam, países mudam seus padrões, territórios, planejamentos e até mesmo o próprio clima muda, de forma que todo planejamento feito há anos pode dar errado por eventos que nem influência sobre você tinha. Um hoje conturbado pode fazer com que todos os demais curtos prazos até o encerramento do projeto precisem ser revisto.

Decidi fazer esse texto por conta de um projeto de médio prazo que fiz exatamente no dia 13/12/2021 às 17:42 junto de um amigo. Dessa época, tínhamos grandes projeções para 2022. A pandemia já estava no passado, a economia brasileira começou a recuperar e o cenário para investimentos no varejo estavam promissores devido a quedas recentes. Combinamos de comprar algumas ações de Magazine Luiza acreditando que ela teria o porte para tal retomada. Fizemos a compra assim que conseguimos e definimos que hoje, dia 27/02/2023 que iriamos apurar o resultado efetivo.

Fizemos tudo que era necessário, estudamos o mercado, as projeções, o que era esperado para o cenário político e econômico. O planejamento estava impecável e muito debatido por semanas antes de fazermos o investimento.

E com tudo feito conforme deveria, é de se esperar que tenhamos tido sucesso nele, correto? Venho informar que tivemos um retorno aproximado de -40,3%.

O investimento foi um desastre. A economia não aqueceu como deveria, houve uma guerra na Europa que fez disparar tensões políticas, preços de commodities, todas as economias do mundo elevaram juros, uma das concorrentes diretas declarou recuperação judicial, colocando um receio em todo o mercado. Realmente nada ocorreu como era previsto.

Agora chegamos em um ponto que todo projeto tem, o de se apurar o resultado e definir o que faremos agora.

Conversamos semana passada, lamentamos a perda e revisamos todos os parâmetros após todas as mudanças que tivemos ano passado. E tomamos uma decisão final…. Vamos renovar a estratégia e vamos continuar investindo no ativo por mais um ano!

Esse projeto, ainda que nos parecesse promissor no longo prazo, as mudanças foram grandes, mas o projeto simplesmente ganhou mais atratividade hoje do que antes! Muitos acreditam que longo prazo é acima de um ano, e essa é uma visão 100% errada! O longo prazo são vários anos e pode chegar a décadas!

Não desista de seu projeto de longo prazo pelo curto ou médio prazo não ser conforme planejado. Revise as perspectivas e caso ainda faça sentido manter o projeto, adapte o necessário e siga em frente!

Se o projeto não fosse arriscado, a possibilidade de ganho nossa não teria sido tão atrativa. Acompanhe seus projetos e veja o que faz sentido manter em sua carteira de investimentos. Caso tenha sido alocado o percentual correto nele, você conseguirá manter o projeto de longo prazo para o longo prazo.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) 

Assine nossa News e fique por dentro das noticias de Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 91061-9592

Abrir bate-papo
Posso ajudar?
Escanear o código
Transforme Seus Sonhos em Metas! Clique aqui e comece a investir com inteligência