Recentemente estive pensando nos últimos acontecimentos e percebi que tivemos muitas mudanças. Tantas que me fizeram refletir em um ponto de extrema importância na vida de todo investidor. Saber a hora de fazer mudanças!
Existem vários pontos que o investidor deve prestar atenção e sempre analisar se não necessita de alterações. Um dos mais comuns que vejo em carteiras de clientes é quando ele não percebeu que já teve um grande crescimento de patrimônio e ele mantém a “mão” de investimento anterior.
Mantendo a média do volume financeiro alocado nas estratégias, quando você tem uma grande variação de patrimônio, é um erro que tende a acontecer naturalmente nas carteiras: para um investidor de 300 mil reais de patrimônio, qualquer investimento de 30 mil reais representará um patrimônio significativo do total, 10%. Porém, com o passar dos anos e acúmulo de rentabilidade e aportes, o patrimônio pode ter dobrado ou até mesmo triplicado, chegando a 900 mil reais, por exemplo. No novo patrimônio, o mesmo investimento de 30 mil reais agora representa menos de 3,4% da carteira.
Diversificar é importante, porém, pulverização já foi o motivo de diversas reuniões de adequação de carteiras vindas de outros escritórios e corretoras. Ao pulverizar as aplicações, a carteira perde o norte, fazendo com que fique sem estratégia.
No escritório, isso é um ponto muito bem trabalhado pelos assessores, que normalmente reparam nesses problemas da carteira na primeira análise dela. Quer uma assessoria que acompanhe o crescimento de sua carteira? Entre em contato com o time de assessores da Diagrama.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC)