Por: Ricardo Adri Leite
03/2024
O que é Renda Variável?
Assim como a renda fixa, a renda variável é uma opção de produto financeiro que pode compor sua carteira de investimentos. É importante entender as diferenças de cada uma das modalidades para investir de forma consciente e minimizar riscos, além de montar uma estratégia diversificada, que atenda aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Renda variável refere-se a investimentos cujo retorno não é previsível e pode flutuar ao longo do tempo. Diferentemente dos títulos de renda fixa, que oferecem retornos mais estáveis, a renda variável inclui ativos como ações, fundos de ações, fundos imobiliários, ouro e investimentos em moedas estrangeiras, que estão sujeitos às oscilações do mercado.
Ao decidir investir em renda variável, é preciso considerar o risco de mercado, que existe devido a fatores como variações nos preços dos ativos (influenciadas pelo cenário político e econômico do país), por eventos e notícias do mercado e pelos movimentos de outros investidores.
Por esses motivos, considera-se a renda variável um ativo mais arriscado, que coloca os investidores diante do desafio de lidar com a incerteza do mercado. Por outro lado, este produto também pode gerar ganhos expressivos ao longo do tempo, pois o rendimento pode ser maior do que o da renda fixa.
Vantagens da Renda Variável
A renda variável não é aconselhada como uma alternativa para investimentos de curto prazo, como é o caso da reserva de emergência, por exemplo. A modalidade de renda variável apresenta resultados mais favoráveis quando considerada como uma opção de longo prazo.
E, apesar dos riscos assumidos serem maiores do que na renda fixa, o potencial de ganhos também pode ser maior. Veja abaixo algumas de suas vantagens:
Potencial de Valorização: No mercado financeiro, geralmente há uma correlação direta entre o grau de risco associado a um ativo e o potencial de valorização e ganhos.
Diversificação e equilíbrio: Ao incluir ativos de renda variável em sua carteira, você diversifica seus investimentos, já que há uma ampla gama de produtos e estratégias disponíveis, e pode ter um portfólio mais equilibrado.
Estratégias para investir em renda variável
Antes de começar a investir nesta modalidade, é fundamental já ter uma reserva de emergência consolidada e entender mais a fundo os ativos nos quais você está interessado. Comece pesquisando sobre produtos, empresas, setores e tendências de mercado.
Depois, mantenha-se atualizado sobre o desempenho dos seus investimentos e acompanhe notícias econômicas e eventos que possam impactar o mercado. Além disso, defina seus objetivos financeiros e reflita sobre eles, analisando prazos e riscos.
Também é importante descobrir o seu perfil de investidor e definir qual é o nível de risco que você está disposto a assumir. Outra dica relevante é abrir conta em uma corretora e contar com a ajuda de especialistas.
E lembre-se da regra de ouro dos investimentos financeiros: não coloque todos os seus ovos na mesma cesta. Ou seja: distribua seus investimentos em diferentes modalidades para mitigar os riscos envolvidos.