BLOG

Hawkish x Dovish

Por: Rafaela Carrilho
01/2024

Entenda os conceitos de Hawkish e Dovish na política monetária dos bancos centrais

No mercado financeiro, os termos hawkish e dovish representam condutas distintas que dirigentes de um banco central podem ter em relação à política monetária de um país. Embora tenham surgido nos Estados Unidos, hoje são termos comumente utilizados em outros lugares do mundo.

Entender estes dois conceitos é fundamental para traçar melhores estratégias de investimento. Hawkish deriva da palavra em inglês “hawk”, que significa “falcão” e descreve um comportamento mais agressivo. Já dovish faz referência à palavra “dove”, ou pomba, e se refere a um comportamento mais ameno.

Como são definidas as políticas monetárias

A principal finalidade da política monetária é o controle da inflação. Nesse contexto, o Banco Central tem como missão agir para assegurar que a taxa de variação de preços permaneça dentro da meta estabelecida, ajustando a taxa básica de juros conforme necessário.

No Brasil, a definição da meta de inflação é atribuição do Conselho Monetário Nacional (CMN). O indicador oficial usado para este fim é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mensurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por sua vez, a gestão da taxa básica de juros, conhecida como Selic, é uma responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que pode aumentá-la ou reduzi-la. O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir sobre a Selic, em votação.

Hawkish x Dovish: diferenças entre as condutas

Em discursos e comunicados oficiais sobre a política monetária, é comum se deparar com palavras-chave como “inflação”, “crescimento econômico” e “estabilidade financeira”. A partir delas, investidores podem captar nuances hawkish ou dovish que moldarão o cenário econômico.

As duas abordagens são contrastantes na condução da política monetária. Uma postura hawkish envolve medidas mais rigorosas, como o aumento das taxas de juros, visando conter a inflação. Investidores atentos a esses sinais podem ajustar suas estratégias para mitigar riscos decorrentes de potenciais desacelerações econômicas.

Por outro lado, a conduta dovish é caracterizada por políticas mais brandas, que incluem a manutenção ou redução das taxas de juros para estimular o crescimento econômico. Investidores que identificam uma inclinação dovish podem optar por ativos mais arriscados, aproveitando um ambiente propício ao crescimento.

Efeitos Hawkish e Dovish na economia

A política monetária hawkish, com juros altos, torna mais atrativo o investimento em renda fixa. Quando estes títulos estão em alta, além de atrair investidores estrangeiros, eles também despertam o interesse de investidores da bolsa de valores, pois a renda variável tem mais riscos.

Quando o cenário é dovish, títulos de renda fixa perdem atratividade pela queda dos juros, e o aquecimento econômico favorece as aplicações mais expostas ao risco. Por isso, construir uma carteira de investimentos diversificada, além de compreender as diferenças entre hawkish e dovish, é essencial para ter sucesso na tomada de decisões financeiras e fazer aplicações inteligentes.

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!