BLOG

#Cafénomia – As oportunidades do final do ano

Dezembro chegou! Esse mês é marcado pelas festividades de Natal e Ano Novo. São essenciais para o comércio e o turismo conseguirem refazer seus caixas e terem recursos para um bom início de ano. Por conta disso, não é anormal vermos alguns assuntos sendo deixados para depois pela maior parte da população, assuntos esses que muitas vezes não poderiam ou não deveriam ser ignorados. Nesse último #Cafénomia do ano irei avisar das maravilhosas oportunidades que vejo no mercado financeiro todas as vezes nessa mesma época.

Inicialmente irei comentar sobre um mercado pouco acessado nesse período e que gera diversas oportunidades por conta disso. Seja devido à baixa nos aportes, ou por conta do aumento da necessidade de financeiro, obrigando alguns investidores a venderem ativos, comumente vejo nas últimas duas semanas do ano ativos sendo negociados a taxas extremamente elevadas em comparação ao início de dezembro e janeiro. Não é anormal encontrar o mesmo ativo que era negociado a uma semana atrás com 5%/10% do CDI a mais, IPCA+ com taxas mais atrativas ainda e pré-fixados que não foram vistos no ano todo.

Mas, como nada é bom demais para ser verdade, há um problema que também vejo muito nesse período, a baixa quantidade de ativos disponíveis nessas taxas elevadas. A liquidez gerada pelo período de festas também faz com que a quantidade disponível de títulos às taxas elevadas seja pequena, não somando centenas de milhares de reais por ativo. Isso não parece ser um problema para investidores pequenos ou médios, porém, quando o ativo é concorrido por todos os clientes que hoje estão na XP, a oferta acaba sendo pequena.

A baixa liquidez também gera diversas oportunidades em renda variável. Com menos operadores trabalhando nesse período, a liquidez reduzida faz com que ordens que antes eram pequenas se tornem relevantes nos books de ofertas. Não é incomum ver alguns ativos subindo ou caindo mais do que deveriam. Isso gera diversas oportunidades de compra ou venda de ativos. Logicamente, esses movimentos, apesar de mais duradouros que o normal, ainda são curtos e podem facilmente durar poucos minutos, entretanto, ainda é um bom período para se ficar de olho em ativos que já se desejava adquirir mais ou se desfazer.

Os “presentes” gerados no mercado financeiro pelo final de ano não podem ser deixados para o ano que vem. Não deixe de falar com seu assessor de investimentos ainda em 2022 para verificar as melhores oportunidades de investimento. Só colhe no futuro aquele que planta no presente.

Boas festas e Deus abençoe 2023!!!

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

A Diferença que faz a Diferença - Cadastre-se Agora!