Confira os destaques do noticiário corporativo na sessão desta sexta-feira (14)
A reta final da temporada de resultados é bastante movimentada, com destaque para a divulgação dos números do primeiro trimestre da Petrobras, Magazine Luiza, Renner, CCR, Ecorodovias, entre outras companhias.
Os ADRs (recibo de ações) da Petrobras avançam cerca de 5% no pré-market da Bolsa de Nova York após o balanço: às 8h30 (horário de Brasília), a alta era e 4,99%, a US$ 9,68 para os ativos PBR, equivalente aos ordinários.
Por outro lado, os ADRs da Vale caem cerca de 1% na NYSE em meio a um novo dia de queda do minério, depois de um forte rali para a commodity.
VALE (VALE3)
A sessão é novamente de queda do minério, com queda de 7,49% da commodity na Bolsa de Dalian.
Ainda em destaque, a Vale, BHP e Rio Tinto, três das maiores mineradoras do mundo, lançaram na quinta-feira uma chamada global voltada a empreendedores, fornecedoras e start-ups capazes de desenvolver soluções de eletrificação de grandes caminhões, como os usados em minas.
PETROBRAS (PETR3;PETR4)
Num cenário de explosão de preços de commodities e de recuperação das vendas de combustíveis no Brasil, a Petrobras fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro de R$ 1,16 bilhão.
O resultado reverte o prejuízo de R$ 48,5 bilhões no primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia de Covid-19 derrubou a cotação do petróleo do tipo Brent, negociado na bolsa de Londres, e também o consumo de derivados no Brasil. Diante das perspectivas pessimistas com o comportamento da commodity ao longo do ano, a Petrobras fez, na época, uma série de baixas contábeis de seus ativos, prevendo que boa parte deles não valeria a pena com o barril do petróleo na casa dos US$ 30. As apostas, no entanto, não se concretizaram, e a empresa fechou o ano passado com lucro trimestral recorde de R$ 59,89 bilhões.
Neste trimestre, a empresa aproveitou a alta do petróleo no mercado internacional para reforçar sua receita, ao promover reajustes em suas refinarias toda vez que o barril ficava mais caro nas principais bolsas de negociação do mundo.
A resiliência do agronegócio garantiu o crescimento da venda de óleo diesel, usado no transporte de produtos agrícolas. Enquanto o afrouxamento das medidas de isolamento manteve o comércio de gasolina. A Petrobras ainda conseguiu aumentar sua participação nos mercados dos dois combustíveis para 73%.
Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, houve retração de 98,1% do resultado, por conta da desvalorização do real frente ao dólar, que pesou nas despesas financeiras.
O Bradesco BBI classificou os resultados divulgados pela Petrobras como fortes. O Ebitda recorrente de R$ 47,7 bilhões está em linha com sua estimativa e com o consenso do mercado. O rendimento do fluxo livre de caixa do acionista foi de 5%. Assim, o banco avalia que há uma boa probabilidade de que a empresa entregue um fluxo livre de caixa acima de sua estimativa de US$ 12 bilhões para o ano.
O banco destaca que a empresa continua em sua trajetória para redução do endividamento, mas aponta que a Petrobras está a US$ 11 bilhões distante de atingir sua meta de dívida bruta de US$ 60 bilhões, que impulsionaria uma política de dividendo mais alta. Com a expectativa sobre fluxo livre de caixa do acionista para este ano, além das vendas de ativos, o Bradesco espera que a empresa possa atingir esse patamar ainda em 2021. Mas expressa dúvida sobre se a nova gerência e o novo conselho manterão a política atual.
Apesar dos bons resultados, o banco avalia que o mercado está mais interessado em compreender como a nova gestão irá se comportar em relação à política de dividendos, precificação de combustíveis, perspectiva de venda da BR Distribuidora e um fundo de estabilização dos combustíveis junto ao governo.
O Bradesco mantém avaliação neutra e preço-alvo de R$ 32 para os papéis PETR4, que fecharam na quinta a R$ 24,99.
O Credit Suisse ressaltou que o Ebitda da Petrobras no primeiro trimestre, de US$ 8,7 bilhões, ficou 5% abaixo de sua estimativa. Mas diz que não se trata de uma surpresa, pois pode ser atribuído a vendas abaixo da expectativa, mesmo com a alta na produção de petróleo. No entanto, ressalta que as vendas abaixo do esperado indicam perda de cerca de US$ 500 milhões em Ebitda. O Credit mantém recomendação neutra e preço-alvo de US$ 10, frente aos US$ 9,22 negociados na quinta pelos papéis PBR na Bolsa de Nova York.
O banco Morgan Stanley afirma que a percepção crescente de intervenção do governo nos últimos meses elevou a preocupação de que a independência da gestão se reduza. Isso é central para uma política de combustíveis funcional, diz o banco. Assim, o banco diz que suas projeções mais otimistas e mais negativas parecem igualmente plausíveis. Mesmo se não houver um desvio material nos próximos meses, o sentimento e a volatilidade devem continuar a dominar o debate, afirma o banco.
O Morgan Stanley mantém recomendação equal-weight (perspectiva de valorização dentro da média do mercado) e preço-alvo de US$ 8,50, frente os US$ 9,22 de fechamento na quinta pelos papéis PBR na Bolsa de Nova York.
Ainda em destaque, as vendas de diesel da Petrobras atingiram 824 mil barris por dia (bpd) em abril, alta de 59% na comparação anual, informou nesta quinta-feira a companhia, que apurou ainda um novo recorde na comercialização de diesel S-10.
LOJAS RENNER (LREN3)
A Lojas Renner reportou um prejuízo líquido de R$ 147,7 milhões no primeiro trimestre de 2021, depois de lucrar R$ 7,1 milhões no mesmo período do ano passado.
Já o Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) da varejista de roupas excluindo arrendamentos somou R$ 31,8 milhões, valor 85,5% menor que o do primeiro trimestre de 2020.
A receita líquida da empresa foi de R$ 1,36 bilhão, o que representa uma queda de 12% na comparação anual.
Houve uma queda de 12,7% das vendas nas lojas por conta das maiores restrições à mobilidade, parcialmente compensada pelo salto de 173% nas vendas digitais.
Segundo a administração da Renner, o prejuízo ocorreu devido à retomada nos protocolos de distanciamento social realizados para conter a proliferação da Covid-19. “Desta forma, os clientes se mostraram novamente mais cautelosos quanto à circulação em shoppings, resultando em um fluxo inferior no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, afirma a companhia.
De acordo com a Renner, nos primeiros três meses deste ano operou-se com 69% da carga horária total, versus 86% no mesmo período do ano passado.
Por outro lado, a companhia aponta que as vendas têm apresentado crescimento consistente desde 19 de abril, quando houve reabertura quase integral do parque de lojas.
C&A (CEAB3)
A C&A teve prejuízo de R$ 138,5 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 150% frente as perdas de R$ 55,4 milhões registradas em igual período de 2020. O Ebitda ficou negativo em R$ 37,3 milhões, ante dado positivo de R$ 78,1 milhões no mesmo período de 2020.
Já a receita líquida totalizou R$ 776,1 milhões, queda de 20,6% na base de comparação anual em meio ao impacto de fechamento de lojas e redução no horário da operação. A receita em vestuário foi de R$ 565,5 milhões, queda de 20,8%, enquanto a divisão de “fashiontronics” (eletrônicos) teve queda de 25,5%, totalizando R$ 142,9 milhões.
As vendas no conceito “mesmas lojas” caíram 21,7% em meio ao fechamento dos estabelecimentos e maiores restrições de funcionamento. Já as vendas brutas totais (GMV) tiveram alta de 178,4%, a R$ 139,2 milhões. A receita líquida on-line foi a R$ 106,6 milhões, alta de 176,2% frente 2020.
MAGAZINE LUIZA (MGLU3)
O Magazine Luiza apresentou lucro líquido de R$ 258,6 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 739,7% ante o mesmo período de 2020. O número, porém, foi beneficiado por receitas e despesas não recorrentes, incluindo ganhos relacionados à reversão de provisões tributárias.
Assim, a companhia informa que seu lucro líquido ajustado (que exclui os efeitos não recorrentes) foi de R$ 81,5 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 8 milhões no primeiro trimestre de 2020.
O Ebitda, por sua vez, foi de R$ 695,6 milhões, alta de 109%. Da mesma forma, a companhia explica que o indicador ajustado ficou em R$ 427,2, alta de 56%.
A receita líquida foi de R$ 8,252 bilhões, alta de 57,7% na comparação anual. As vendas totais da companhia avançaram 62,8%, chegando a R$ 12,5 bilhões. As vendas online da empresa cresceram 114,4% no trimestre, ante igual período de 2020.
CYRELA (CYRE3)
A Cyrela Brazil Realty apresentou um salto de 588% no lucro líquido, atingindo R$ 192 milhões no primeiro trimestre de 2021 em comparação com os R$ 28 milhões no mesmo período de 2020. A companhia não divulga a métrica de Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização).
A receita líquida totalizou R$ 1,004 bilhão, aumento de 89,6% na mesma base de comparação. A margem bruta subiu 1,8 ponto porcentual, para 34,5%.
A expansão do lucro foi puxada pelo avanço do faturamento com o maior volume de obras em andamento de unidades já comercializadas (no setor de construção a receita avança de acordo com andamento das obras), além do maior volume de vendas no período. As vendas somaram R$ 908 milhões no primeiro trimestre, alta de 32,2%.
Também houve ganho com o resultado financeiro, que gerou uma receita de R$ 11 milhões, crescimento de R$ 265% em comparação com a receita de R$ 3 milhões de um ano antes.
CURY (CURY3)
A Cury Construtora e Incorporadora teve lucro de R$ 50 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 669% na comparação anual. A receita líquida subiu 49,3%, para R$ 339,3 milhões. As vendas líquidas subiram R$ 590 milhões, a níveis recordes.
EZTEC (EZTC3)
A Eztec viu seu lucro cair no primeiro trimestre, com a construtora e incorporadora citando atrasos devido à escalada de preços de insumos da construção e aos efeitos de medidas de isolamento social para conter a pandemia. A companhia anunciou que seu lucro líquido do período caiu 6% contra um ano antes, para R$ 72,9 milhões.
Já o Ebitda somou R$ 38,9 milhões, montante 28% menor do que um ano antes, e a margem recuou 1,8 ponto percentual, a 20%.
No relatório de resultados, a Eztec citou desgaste dos indicadores operacionais “com reflexos negativos para a receita líquida”, devido à absorção de inflação de custos aço, cimento e alumínio, entre outras commodities, além de restrições da fase vermelha da pandemia em São Paulo, que implicaram em plantões de vendas fechados por mais de um terço do trimestre.
A receita líquida da companhia somou R$ 195 milhões no trimestre, queda de 22%. A Eztec fechou março com caixa líquido de R$ 1,06 bilhão, com queima de R$ 12 milhões.
EVEN (EVEN3)
Na construção/incorporação, a Even teve lucro líquido de R$ 83,6 milhões, Ebitda de R$ 111,46 milhões e receita líquida de R$ 683,38 milhões, em crescimentos de 130%, 87,5% e 68% respectivamente na comparação com o primeiro trimestre de 2020.
MELNICK EVEN MELK3)
A Melnick Even teve lucro líquido de R$ 14,6 milhões, ante lucro de R$ 3 milhões reportados em igual período de 2020. A receita líquida passou de R$ 134,2 milhões para R$ 165 milhões. O Ebitda foi de R$ 22,3 milhões no trimestre, ante R$ 15,2 milhões nos primeiros três meses de 2020. A margem teve alta de 2,17 pontos percentuais, para 13,54%.
LAVVI (LAVV3)
Mais uma construtora e incorporadora, a Lavvi teve um lucro líquido de R$ 17,05 milhões, o que equivale a um crescimento de 89% ante o mesmo período do ano passado. A receita líquida da empresa totalizou R$ 90,43 milhões, em expansão de 113% na base anual de comparação.
TECNISA (TCSA3)
A incorporadora Tecnisa teve prejuízo líquido de R$ 26 milhões no primeiro trimestre de 2021, uma melhora de 55% em relação ao prejuízo líquido de R$ 58 milhões no primeiro trimestre de 2020. O Ebitda foi negativo em R$ 10,56 milhões, ante R$ 50,58 milhões de perda no mesmo período do ano passado. A receita líquida totalizou R$ 33 milhões no período, em redução de 26% em relação aos primeiros três meses de 2020.
CCR (CCRO3)
A CCR reportou no primeiro trimestre um lucro líquido de R$ 688,9 milhões no critério IFRS, alta de 137,8% sobre igual intervalo de 2020.
Segundo a CCR, o crescimento expressivo do indicador se deve principalmente à resolução do acordo de reequilíbrio da concessão da ViaQuatro com o governo de São Paulo no final de março, que acabou sendo reconhecido no exercício do primeiro trimestre. Excluindo esse reconhecimento, a companhia teria apresentado uma queda de 56,5% do lucro líquido, para R$ 126 milhões.
O Ebitda ajustado foi de R$ 2,50 bilhões de janeiro a março, avanço de 70,7% ante igual intervalo do ano passado. A margem Ebitda ajustada foi de 72,8% no primeiro trimestre, alta de 11,4 pontos porcentuais na mesma base de comparação.
A receita líquida (que exclui receita de construção) no primeiro trimestre foi de R$ 3,43 bilhões, alta de 44,1%, também impactada pelo reequilíbrio da ViaQuatro.
ECORODOVIAS (ECOR3)
A Ecorodovias sofreu queda de 11,9% no lucro líquido do primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, para R$ 88 milhões, informou a empresa de concessões de infraestrutura. A companhia afirmou que a queda no lucro ocorreu por fatores que incluem aumento da depreciação e fim de contratos de concessão dos ativos Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas.
O crescimento em despesas financeiras também pressionou a última linha do balanço. O Ebitda cresceu 8,8% no período, para R$ 543,3 milhões. Enquanto isso, o custo caixa ajustado subiu 4,3%, para R$ 247,2
milhões. A Ecorodovias terminou o trimestre com uma alavancagem de 3,3 vezes, ante 3,4 vezes no final do ano passado.
BRMALLS (BRML3)
A brMalls teve queda de 41,5% no lucro líquido ajustado do primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, para R$ 76 milhões. A companhia, atingida como outros operadores de shopping centers do país por uma onda de medidas de isolamento social no início deste ano, viu a receita líquida recuar 18,5% no período, para R$ 241 milhões. O Ebitda ajustado caiu 17,2%, para R$ 171 milhões.
A companhia registrou inadimplência líquida de 14,3%, sensível alta ante o patamar de 4,9% de um ano antes. As vendas mesmas lojas despencaram 25,3%, depois de já terem recuado 13% no primeiro trimestre de 2020.
“Considerando o período mais curto (de restrições) e a evolução do programa de vacinação, a expectativa para os próximos trimestres é de recuperação no indicador (de inadimplência)”, afirmou a brMalls no balanço. A empresa afirmou que todo o seu portfólio voltou a operar em 22 de abril, embora com restrições de atividades.
QUALICORP (QUALI3)
A operadora de planos de saúde Qualicorp lucrou R$ 114,5 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 67,9% ante o lucro líquido de RS 68,2 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
A receita líquida foi de R$ 523,0 milhões, alta de 4,1% na mesma base de comparação. O Ebitda ajustado do primeiro trimestre de 2021 a R$ 241,6 milhões, em queda de 0,2%.
A Qualicorp anunciou na quinta-feira que acertou a compra de até 40% da Escale Health Seguros e Corretagem, operação que pode envolver cerca de R$ 133 milhões.
A Qualicorp também pode exercer bônus de subscrição no período de 12 meses, o que poderá ter 40% da Escale, além de uma participação indireta via Quinhentos, controladora da Escale.
RUMO (RAIL3)
A operadora de ferrovias e contêineres Rumo passou de prejuízo para lucro no primeiro trimestre, beneficiada por alta das receitas e um ganho não recorrente numa operação financeira.
Braço de logística do grupo de agronegócio Cosan (CSAN3), a Rumo anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de R$ 175 milhões de janeiro a março, ante prejuízo de R$ 274 milhões um ano antes.
Segundo a companhia, o desempenho refletiu o crescimento da receita com aumento dos volumes transportados e das tarifas cobradas, além de menores despesas financeiras decorrentes de marcação a mercado de derivativos, com o pagamento antecipado de notas de dívida que vencem em 2024, o que gerou um efeito positivo de R$ 203,3 milhões.
O volume transportado pela Rumo no trimestre foi de 13,9 bilhões de toneladas equivalentes, 12,8% maior do que na mesma etapa de 2020. Na chamada operação norte, o volume cresceu 16,4%, com destaque para fertilizantes (+55,2%) e industriais (+21%), enquanto o segmento agrícola avançou 15,8%.
Com isso, a receita líquida somou R$ 1,75 bilhão, avanço de 22,6% no comparativo anual, favorecida também pelo aumento de 5,9% das tarifa, em meio a reajustes de 20% do preço do combustível.
O Ebitda atingiu R$ 832 milhões, 44,2% maior em um ano. A margem Ebitda chegou a 47,7%, aumento de 7,1 pontos percentuais ano a ano.
CPFL (CPFE3)
A CPFL Energia registrou lucro líquido de R$ 961 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 6,3% em relação a igual período do ano passado, impulsionada por um aumento do Ebitda nos segmentos de distribuição e geração, informou a companhia nesta quinta-feira.
O Ebitda da CPFL, do grupo chinês State Grid, atingiu R$ 1,966 bilhão no período, avanço de 15,9% no ano a ano.
“A pandemia ainda não acabou, mas assim como passamos pelos desafios de 2020, começamos esse primeiro trimestre com a mesma diretriz e estratégia”, disse em nota o presidente da companhia, Gustavo Estrella. “No desempenho econômico-financeiro, mais uma vez alcançamos resultados expressivos.”
A CPFL destacou um aumento de 2,5% nas vendas de energia elétrica na área de concessão de suas distribuidoras, puxado pelas classes residencial e industrial, com uma “mudança de hábito da população no residencial e continuidade da recuperação da indústria em todos os segmentos relevantes em nossas regiões.”
Já no segmento de geração, a CPFL mencionou que os parques eólicos tiveram boa performance no período frente ao primeiro trimestre de 2021.
A empresa apurou ainda redução de 0,1% em sua dívida líquida, que totalizou ao final do trimestre 15,1 bilhões de reais, com alavancagem de 2,03 vezes na medição dívida líquida/Ebitda.
A receita operacional líquida avançou 13,8% na comparação anual, a R$ 8,3 bilhões, enquanto os investimentos somaram R$ 695 milhões no período, alta de 36,3%, acrescentou a elétrica.
ENERGISA (ENGI11)
A Energisa teve lucro líquido de R$ 49,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 106,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Ebitda ajustado subiu 43,5% no trimestre, enquanto a receita líquida avançou 17,8%, a R$ 496,5 milhões.
No trimestre o número de consumidores no mercado cativo aumentou 2,7%, para 824,2 mil unidades, mas a venda de energia a consumidores cativou caiu 3,4% a 861,2 gigawatts-hora (GWh). Já a venda de energia para consumidores cativos e livres cresceu 1,5% no período, para 1.182,2 Gwh.
As perdas de energia nas distribuidoras do grupo aumentaram 8,5 pontos porcentuais (p.p.) para 6,79%, ante 6,26% registrados um ano antes.
Ao final do primeiro trimestre a dívida líquida da Energisa era de R$ 619,8 milhões, crescimento de 15% em relação aos R$ 540,8 milhões registrados em 31 de dezembro de 2020. A alavancagem medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda ajustado dos últimos 12 meses ficou em 1,9 vez, alta de 0,1 p.p.
ÂNIMA EDUCAÇÃO (ÂNIM3)
A Ânima Educação encerrou o primeiro trimestre de 2021 com lucro líquido ajustado de R$56,3 milhões, 28,5% a mais na comparação anual. A receita líquida da organização educacional alcançou R$ 416,0 milhões representando um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior.
A empresa, ainda, no mesmo período, apresentou um Ebitda ajustado de R$ 146,5 milhões, sendo 23,9% superior a 2020 e com a margem Ebitda ajustada de 35,2%.
Houve um aumento de base de alunos de 11,3%, com um ticket líquido médio superior em 12,1% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Além disso, a taxa de evasão da graduação no primeiro trimestre de 2021 foi de 7,0%, representando 0,5% inferior ao mesmo período do ano anterior.
Em geração de caixa operacional, a Ânima Educação apresentou crescimento de R$ 33,7 milhões, totalizando R$ 144,0 milhões, em relação ao primeiro trimestre de 2020.
METAL LEVE (LEVE3)
A Mahle Metal Leve registrou lucro atribuível aos sócios controladores da empresa de R$ 126,2 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 487% na comparação anual.
Já a receita líquida foi de R$ 835 milhões, alta de 45,5% frente igual período de 2020, com a alta impulsionada pelo desempenho positivo das vendas no mercado de “aftermarket” (peças para reposição), que teve alta de 62,1%; e de equipamentos originais, tanto no mercado doméstico, com avanço de 40,5%, e de exportação, que obteve alta de 35,7%. O Ebitda subiu 117,7%, para R$ 199,2 milhões.
Os analistas do Bradesco BBI apontam que os principais destaques: 1) fortes vendas de aftermarket na Argentina; 2) as receitas de exportação beneficiadas por um real mais fraco; e 3) margem Ebitda de 23,9% no primeiro trimestre de 2021 impulsionada por exportações e rígido controle de custos.
Os analistas apontam que a Mahle Argentina foi responsável por 48% do crescimento da receita, com receita de R$ 142 milhões (alta de 61% na base anual). Considerando que a produção de veículos no trimestre no Brasil e na Argentina combinados atingiu 687.705 unidades (alta de 5% na base anual), as vendas de aftermarket na Argentina parecem explicar a receita melhor do que o esperado. Porém, a expectativa é de que as receitas na Argentina desacelerem nos próximos trimestres.
“Apesar dos resultados melhores do que o esperado, mantemos nossa visão cautelosa à medida que a eletrificação de veículos se acelera globalmente. Embora os veículos elétricos possam levar anos para ganhar relevância no mercado interno brasileiro, para a Mahle Metal Leve, as exportações para a Europa e América do Norte para as fabricantes de equipamentos representaram 30% da receita líquida no trimestre. Portanto, a tendência global de eletrificação de veículos pode comprometer o futuro crescimento e lucratividade da linha de frente”, avaliam.
Eles mantêm recomendação underperform (desempenho abaixo da média do mercado), mas elevando o preço-alvo de R$ 17 para R$ 20, o que representa uma queda de 15% em relação ao fechamento de quinta.
ALLIAR (AALR3)
A Alliar registrou um lucro líquido de R$ 12,5 milhões no primeiro trimestre de 2021, ante prejuízo de R$ 20 milhões em igual período de 2020. A receita líquida (ex-construção) totalizou R$ 284,7 milhões, alta de 20,8% na comparação anual. Já o Ebitda ajustado passou de R$ 36,3 milhões para R$ 71,8 milhões, alta de 97,7%, enquanto a margem Ebitda ajustada subiu 9,8 pontos percentuais, a 25,2%.
TRIUNFO (TPIS3)
A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) teve prejuízo atribuído aos controladores de R$ 49 milhões, uma alta de 228% na comparação anual. Enquanto isso, a receita da companhia teve queda de 4% no trimestre frente 2020, para R$ 243,9 milhões. O Ebitda ajustado foi de R$ 91,9 milhões, queda de 21,6%.
AREZZO (ARZZ3)
A Arezzo &Co, que tem as marcas Arezzo, Schutz e Reserva, viu seu lucro líquido contábil subir 15%, para R$ 29,8 milhões. Já sem considerar efeitos não recorrentes, como os R$ 30 milhões em créditos fiscais, a empresa teve alta de 310,7% na comparação do lucro líquido.
A receita líquida subiu 33,2%, a R$ 499,9 milhões. O Ebitda teve alta de 79,9% na comparação anual, para R$ 64,74 milhões.
“Mesmo diante de um cenário desafiador no país, a Arezzo foi capaz de entregar um crescimento expressivo de Ebitda, principalmente devido à assertividade das coleções e maturidade das vendas digitais — capazes de viabilizar a geração de receita mesmo com fechamento das lojas físicas durante grande parte do trimestre”, destacou a companhia em seu release de resultados.
SABESP (SBSP3)
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) registrou lucro líquido de R$ 496,9 milhões no primeiro trimestre de 2021, revertendo o prejuízo de R$ 657,9 milhões observado um ano antes.
O Ebitda ajustado somou R$ 1,636 bilhão, o que representou uma alta de 10,3% na comparação anual. O Ebitda ajustado corresponde ao lucro antes das outras receitas ou despesas operacionais, líquidas, do resultado financeiro, do imposto de renda e contribuição social; e das despesas de depreciação e amortização.
O resultado financeiro ficou negativo em R$ 354,4 milhões, uma melhora de 82,1% em relação ao resultado financeiro negativo de R$ 1,980 bilhão de um ano antes.
A receita operacional líquida da Sabesp somou R$ 4,677 bilhões entre janeiro e março, um incremento de 15,7% na comparação anual.
Em relação aos indicadores operacionais, houve um aumento de 1,5% nas ligações de água, para 10,133 milhões; aumento de 2,3% em ligações de esgoto, para 8,566 milhões, e um ligeiro aumento de 0,4% no volume de água produzido no trimestre, para 728 milhões de metros cúbicos. O Índice de Perdas Micromedido (IPM) observou uma redução de 28,9% no primeiro trimestre de 2020 para 26,8% no primeiro trimestre de 2021.
RANDON (RAPT4)
A Randon lucrou R$ 134 milhões, alta de 4.000% no primeiro trimestre de 2021 na comparação anual. O Ebitda teve alta de 226,5%, a R$ 349,27 milhões.
A receita líquida totalizou R$ 1,91 bilhão no período, 63,8% acima do registrado nos primeiros três meses de 2020. A margem Ebitda foi para 18,3%, alta de 9 pontos percentuais frente igual período do ano anterior.
SANEPAR (SAPR11)
O lucro líquido da Sanepar teve queda de 3,7% no primeiro trimestre de 2021 na base de comparação anual, a R$ 246,5 milhões, na comparação anual. A receita líquida da estatal paranaense de saneamento caiu 1,6%, a R$ 1,23 bilhão.
O Ebitda teve leve variação positiva de 0,3%, a R$ 522,7 milhões; a queda na receita foi parcialmente compensada pela queda nos custos e despesas.
O número de economias (unidades consumidoras) subiu 2,7%, no caso de distribuição de água, e 3,7%, em coleta de esgoto, frente igual período de 2020. Contudo, os volumes faturados de água e esgoto caíram 5,2% e 5,1%, respectivamente, impactados pela crise hídrica que atinge o Paraná e pela necessidade de adoção de medidas como o rodízio de abastecimento na Região Metropolitana de Curitiba.
GRUPO SBF (SBFG3)
O Grupo SBF, dono da rede Centauro, teve prejuízo de R$ 36,2 milhões no primeiro trimestre, ante lucro de R$ 8,1 milhões em igual período do ano passado.
A receita teve alta de 60,8% na comparação anual, para R$ 812,8 milhões; o número foi beneficiado pelo desempenho da Fisia, distribuidora de produtos Nike no Brasil. O Ebitda teve queda de 14,9%, a R$ 37 milhões.
UNIPAR (ATIVO=UNIP6)
A Unipar Carbocloro teve lucro líquido atribuível aos sócios controladores de R$ 277,5 milhões no primeiro trimestre, ante prejuízo de R$ 92,2 milhões registrado no mesmo período de 2020. O Ebitda foi a R$ 564,7 milhões, alta de 536,1%.
A receita líquida da companhia subiu 64,2%, a R$ 1,3 bilhão. De acordo com a empresa, o resultado se deve à alta dos preços internacionais de PVC, avanço da demanda de cloro, derivados e do PVC, aliado à maior utilização de capacidade das plantas, além da apreciação do dólar frente ao real.
FERBASA (FESA4)
A Ferbasa lucrou R$ 59 milhões no primeiro trimestre de 2021, enquanto a receita líquida foi de R$ 517,3 milhões. Já a receita líquida foi de R$ 346,2 milhões.
WIZ (WIZS3)
A Wiz Soluções, gestora de canais de distribuição de seguros e produtos financeiros, obteve lucro líquido ajustado de R$ 77,7 milhões no primeiro trimestre de 2021. O montante foi 38,2% maior do que o alcançado no mesmo período do ano passado. De acordo com a companhia, esse número foi resultado da estratégia de abertura e consolidação de novas unidades de negócio, diversificação da atuação e construção de parcerias com relevantes instituições financeiras e do setor automotivo.
“A estratégia de usar a experiência bem-sucedida de bancassurance para diversificar as linhas de receita da Companhia continua”, afirma Heverton Peixoto, CEO da Wiz Soluções. “As parcerias recém-anunciadas estão em estágios variados de maturidade, com algumas já contribuindo para o resultado positivo, como a com a BMG Corretora, que adicionou R$ 36,1 milhões à receita bruta apresentada no trimestre”.
GRUPO MATHEUS (GMAT3)
A rede varejista Grupo Mateus reportou um lucro líquido de R$ 157 milhões no primeiro trimestre deste ano, em um crescimento de 53,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O Ebitda foi de R$ 220 milhões, em avanço de 41,6% e a receita líquida somou R$ 3,362 bilhões, o que representa uma expansão de 39,6% sobre os primeiros três meses de 2020.
LIGHT (LIGT3)
No setor de distribuição de energia elétrica, a Light registrou prejuízo líquido de R$ 40,83 milhões, nos primeiros três meses deste ano depois de ter lucrado R$ 166,7 milhões no primeiro trimestre de 2020. O Ebitda da empresa foi de R$ 419,8 milhões, em uma retração de 9,9% na base anual. A receita líquida bateu R$ 3,51 bilhões, crescendo 21,2% na comparação anual.
IRB (IRBR3)
O IRB Brasil RE apurou lucro líquido contábil de R$ 50,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, resultado 44,9% superior aos R$ 35,1 milhões verificados em igual período de 2020. Quando excluídos os efeitos não recorrentes a companhia apresentou lucro líquido recorrente de R$ 80,5 milhões, frente a perdas de R$ 75,2 milhões apuradas em março de 2020.
O Credit Suisse vê os resultados do IRB como negativos para as ações, uma vez que a lucratividade permanece baixa, mesmo ajustando para despesas únicas e o impacto negativo das operações descontinuadas. Os prêmios continuam a ser impactados pela estratégia de “re-underwriting” da empresa.
Contudo, apontam, mais importante do que isso, os resultados foram ajudados pela reversão das provisões “Incurred But Not Reported” (IBNR, uma provisão atuarial feita em bases estatísticas para se prevenir de futuros avisos de sinistros) no segmento de vida, reversão do despesas de provisionamento no segmento internacional, além do impacto positivo no valor de R$ 22,5 milhões de créditos tributários relativos a PIS / Cofins no primeiro trimestre e resultados financeiros acima níveis normalizados. “Retirados esses efeitos, o desempenho de núcleo aponta para um número muito pior”, apontam os analsitas do Credit.
Assim, Marcelo Telles e Alonso Garcia, analistas do Credit, reiteram a sua recomendação underperform (desempenho abaixo da média do mercado) para os ativos IRBR3, com preço-alvo de R$ 7,50, valor 15,5% superior ao de fechamento da véspera.
“A ação continua negociando a um alto múltiplo de 1,85 vez o preço sobre o valor patrimonial, apesar
do Retorno sobre o Patrimônio Líquido [ROE] bem abaixo do custo de capital próprio”, apontam.
Fonte: Reuters (Estadão) / Infomoney | Imagem: Infomoney