Atualmente, diversas notícias estão sendo veiculadas referente a questão da paridade de preço do petróleo com os preços de seus derivados no mercado brasileiro. O assunto vem cada vez mais tomando conta de pautas de discussão e tem gerado polêmicas de diversos modos, aparecendo até mesmo em debates políticos.
Há duas semanas, devido à queda do preço do petróleo internacional, vimos a Petrobrás reduzir nas refinarias, de forma expressiva, o preço do diesel (9,9%) e do querosene (11,5%). No ano, as quedas de preços estão somando valores bem consideráveis, fator esse que, analisado de forma isolada, faria com que o resultado da empresa ficasse pressionado e prejudicasse o andar operacional dela. Porém, visualizamos no dia 11/05/2023, a empresa anunciando mais uma leva bilionária de dividendos.
Você pode se perguntar: “A empresa está distribuindo dividendos, mesmo com a queda nos preços? Ela está se depenando para pagar os acionistas?” A resposta é não!
A questão principal é a paridade de preços. Com ela, não somente conseguimos garantir que o preço brasileiro acompanhe o mercado em caso de elevação do custo pelo petróleo, mas também o acompanhe em caso de queda. Desta forma, protegemos a empresa de ser “depenada” para garantir um preço de produto que é insuficiente para honrar com seu operacional.
Passamos por um momento econômico duradouro demais onde, por conta da crise sanitária e a guerra europeia, os preços do petróleo haviam disparados. Porém, por se tratar de um commodity tão volátil, a manutenção da paridade fez com que nem seja cobrado um valor absurdamente elevado pela matéria prima e não seja cobrado um valor extremamente abaixo do mínimo necessário para a operação ser prejudicial a empresa.
Atualmente, estamos inclusive vendo as quedas sendo o gatilho para revisões de inflação para baixo, ou seja, a inflação projetada está menos que o que era esperado anteriormente justamente por conta de menores impactos do segmento de óleo.
Essas mudanças têm gerado diversas oportunidades no mercado de renda fixa e renda variável. Diversas operações de renda variável podem ser realizadas com o objetivo de aproveitar momentos de quedas das commodities. E ativos de renda fixa com uma parte ou totalmente pré-fixados na carteira podem ser adquiridos atualmente com o objetivo de ganho mais elevado devido à queda da inflação.
Não sabe como aproveitar essas oportunidades? Chame já o time da Diagrama Investimentos nas redes sociais e entre em contato agora com os nossos assessores para poder aproveitar o que há de melhor no mercado.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 11 – São Caetano do Sul XP (ABC)
Foto: Jessica Bahia Melo